Dor nas costas enquanto trabalhamos em casa: como evitar?

Postado em 06 de Maio de 2020 por Iraíma Fadanelli.

Tags: Quiropraxia, home-office, dor, saúde.

Embora muitos de nós saibamos que sentar no sofá com o computador no colo, ou apoiado no braço do sofá, está longe de ser a melhor posição para trabalhar, a verdade é que poucos tem o conhecimento de como utilizar nossos móveis para ter um local de trabalho adequado à nossa necessidade.

A maior parte das dores nas costas são causadas quando excedemos o estresse que o nosso corpo é capaz de suportar, seja em quantidade, duração ou frequência:

A nossa postura é responsável por distribuir as tensões ao longo do corpo, mas algumas posturas que adotamos colocam muito estresse em áreas específicas e em pouco tempo podem causar algum tipo de problema. Por exemplo, deitar na cama com a cabeça apoiada em um travesseiro alto e o computador no colo pode provocar dores no pescoço e na região lombar. Ao sentarmos na posição ereta, distribuímos o estresse de maneira mais uniforme, o que não implica dizer que manter essa postura o dia inteiro vai prevenir a dor nas costas. Aliás, qualquer postura que permanecemos por muito tempo vai gerar acúmulo de estresse, podendo causar sobrecarga e, consequentemente, dores. Isso significa que não existe uma “postura perfeita” e nem uma cadeira ergonomicamente projetada que vai nos tornar invulneráveis às dores nas costas.

Estar com a coluna ajustada, realizar um treinamento físico adequado e planejar o seu dia variando as posições são medidas mais eficientes quando comparadas ao investimento em móveis ergonômicos.

Principais dicas para manter-se saudável e sem dor enquanto trabalhamos em casa:

 1. Evite posturas “ruins”

Embora não exista uma postura perfeita por longos períodos, algumas posturas são piores para quase todos nós, uma vez que colocam muito estresse em áreas vulneráveis. O ato de segurar o telefone entre a sua orelha e o ombro, por exemplo, acrescenta muita pressão no pescoço causando tensão inclusive nos ombros. Utilize fones de ouvido ou o viva-voz caso necessite fazer anotações ou queira deixar as mãos livres durante a chamada.

Permanecer em uma postura relaxada demais também aumenta a pressão na região lombar e deixará aquelas pessoas que sofrem de dores nas costas ainda mais suscetíveis. Assim, tente manter a coluna em uma posição neutra, mantendo as curvaturas naturais preservadas.

 2. Ergonomia da mesa

A altura do deu monitor deve estar nivelada à altura dos seus olhos, evitando assim o aumento da pressão no pescoço.  Você pode utilizar uma pilha de livros ou acessórios específicos para aumentar a altura do seu laptop ou monitor. Sente-se próximo a mesa, apoie as mãos sobre um descanso ao digitar e deixe o mouse próximo a você. Se for necessário, aumente o tamanho do texto para evitar que a sua cabeça se incline em direção à tela.

3. Diferentes estímulos

Algumas pessoas encontram conforto ao sentar-se em uma bola de ginástica por meia hora e depois mudar-se para a cadeira de escritório. O objetivo é não permanecer muito tempo parado. Mude de posição para que o estresse migre para diferentes tecido

4. Reajuste a cadeira

A ideia de que uma cadeira ergonômica é a solução para as dores nas costas é um mito. A cadeira perfeita não existe, mas algumas dicas podem ajudar. A melhor cadeira não é aquela que alcança a “melhor” posição, mas sim aquela que facilita a mudança da sua postura. Se você tiver uma cadeira que permita ajustar a altura e o ângulo do assento e do encosto, use esses recursos para variar sua posição com frequência

5. Não sente sobre a carteira ou porta-cartões

Sentar-se com a carteira no bolso de trás causa um problema clínico que é a compressão pontual do músculo piriforme (região do nervo ciático) e da articulação do quadril. O volume da carteira faz com que a pelve se incline para um lado, gerando uma disfunção local e aumentando o estresse na coluna.

6. Faça pausas frequentes

Organize suas atividades de forma a variar sua postura e seus movimentos ao longo do dia. As pausas devem ser o oposto da demanda física dominante no trabalho. Se você trabalha de pé, sente-se para descansar. Se você fica muito tempo sentado, fique de pé em determinados momentos. Uma boa regra é se levantar uma vez por hora, no mínimo.

Se você tem um histórico de dor nas costas, é fundamental prestar atenção na dor, assim você será capaz de identificar a postura ou o movimento que a está ativando e principalmente reajustar a postura para melhorar o quadro. Para manter sua coluna em uma postura neutra, um apoio na região lombar (através de um suporte específico ou de uma toalha enrolada) pode ajudar. Uma outra dica importante é evitar alongamentos imediatamente logo após acordar (espere aproximadamente uma hora), embora o alongamento possa proporcionar alívio temporário da dor, causará agravamento assim que o efeito analgésico passar. Observe que ao levantarmos pela manhã, os discos intervertebrais estarão inchados, o que pode aumentar ainda mais o estresse na coluna quando fletimos o tronco. E se você tem uma protrusão de disco, isso é tudo que você não quer.

Todas essas dicas contribuem para a melhora das dores, mas manter a coluna ajustada e seu posicionamento vertebral em perfeita ordem, é fundamental para a saúde da coluna. Os ajustes quiropráticos distribuem a tensão corporal de maneira eficiente, evitando aquelas dores indesejadas, além de impulsionar a melhora no quadro geral e na qualidade de vida dos pacientes.