1. Qualquer pessoa pode fazer Quiropraxia?

Sim. Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento quiroprático, desde recém-nascidos até pessoas de idade avançada. O tratamento é administrado de acordo com a necessidade e faixa etária de cada paciente.

2. O que significa o termo “ajuste quiroprático”?

O ajuste quiroprático é o procedimento que o quiropraxista realiza para corrigir as subluxações. Tem o propósito de restaurar a mobilidade, reduzir a dor e restabelecer a normalidade da função articular, podendo ser aplicado nas vértebras ou em outros segmentos do corpo, como pés, joelhos, ombros, tornozelos e outras articulações.

3. O que é uma subluxação vertebral?

O termo subluxação vertebral (Código Internacional de Doenças - CID M99.1) é utilizado por quiropraxistas para descrever um conjunto de alterações em um segmento articular onde o alinhamento, a integridade de movimento e a função articular estão alterados, impedindo a correta comunicação entre o cérebro e o corpo. As manifestações neurológicas provenientes da subluxação alteram o funcionamento e a capacidade do corpo em se adaptar a diferentes estímulos e situações, tornando-o suscetível a lesões, dores e outros sintomas.

4. Por que estala?

O estalo, ou cavitação, é uma reação normal da articulação sinovial e ocorre devido a presença de um líquido intra-articular que, quando processado, forma pequenas bolhas de gás. A separação das superfícies articulares gerada pelo ajuste aumenta a pressão interna da cápsula, fazendo com que as bolhas estourem emitindo uma onda sonora (estalo), assim como ocorre quando cruzamos os dedos.

5. Podemos corrigir uma articulação sem estalar?

Sim, existem técnicas que não ocasionam cavitação.

6. O tratamento é dolorido?

Não. Inflamações pré-existentes ou sensibilidade da área afetada podem gerar leves desconfortos durante o toque, porém o alinhamento articular (ajuste) é muito específico e causa alívio ao paciente.

7. Quiropraxia é somente para quem tem dor?

Não. A Quiropraxia é a única profissão dedicada exclusivamente à saúde da coluna e das articulações, portanto, fazer o checkup periódico deste sistema é tão importante quanto ir ao médico. Através dos ajustes garantimos que a coluna e demais articulações funcionem sem interferências, dando ao corpo melhores condições para o desempenho das atividades do dia a dia e para a prática de exercícios.

8. Quantas consultas são necessárias?

O plano de tratamento é definido durante a primeira consulta e sua duração leva em consideração diversos fatores, dentre eles a idade, o estilo de vida, hábitos posturais, duração dos sintomas, entre outros que impactam diretamente na quantidade de sessões necessárias para alcance do objetivo do paciente.

9. Quais as consequências de interromper o tratamento?

Quando o paciente interrompe o tratamento corre o risco de não alcançar os objetivos estabelecidos em seu plano de recuperação, tornando-o vulnerável à reincidência dos sintomas. A disciplina e a cooperação dos pacientes influenciam diretamente no sucesso do tratamento.

10. Quem pode exercer a profissão?

Apenas profissionais com graduação universitária em Quiropraxia (curso de bacharelado com carga horária de aproximadamente 5.000h) são reconhecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Não existe nenhum país que classifique a Quiropraxia como uma especialidade de outra profissão da área da saúde. Para mais informações, visite o site da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ – www.quiropraxia.org.br) e da Federação Mundial de Quiropraxia (WFC - World Federation of Chiropratic - www.wfc.org).

11. O tratamento quiroprático é embasado cientificamente?

Sim. Diversos são os artigos científicos e pesquisas que através de suas evidências fundamentam e validam a segurança, eficácia, efetividade e a boa relação custo-benefício da Quiropraxia.

12. Existem riscos?

Como todo método terapêutico, a Quiropraxia possui indicações e contraindicações. Quando o tratamento é realizado por um profissional apto e capacitado, os riscos são mínimos. Antes de iniciar o tratamento, certifique-se de que a formação e o registro do profissional estejam compatíveis com os padrões de segurança aceitos internacionalmente. Para mais informações, visite o site da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ -www.quiropraxia.org.br) e da Federação Mundial de Quiropraxia (WFC - World Federation of Chiropratic - www.wfc.org).

Agende uma consulta

Solicite o agendamento de uma consulta de forma rápida e fácil.

Pensem numa profissional incrível e perfeita...agora multipliquem por mil: Essa é a Iraíma Fadanelli. Ela me curou e me deu qualidade de vida quando os médicos diziam ser impossível. Ela me ... Isabella Lima
Profissional de primeira linha que inspira confiança e me fez perder totalmente o medo do tratamento de quiropraxia. Depois de passar 5 meses com dores na coluna que limitavam até como dirig... Luciana Nunes
O que dizer desta profissional com tamanha competência naquilo que faz, e o carinho com que trata todos os pacientes. Maravilhosa, bjo querida sobrinha que a vida me deu. Luiz Targino
Cheguei para iniciar o tratamento apresentando tontura e dificuldade de deglutição. Já tinha experimentado a quiropraxia no passado e os resultados foram bastante satisfatórios. Procurei uma... Leonardo Bruno de Sá
Agradeço à competência da minha quiropraxista Iraíma Fadanelli por tratar e aliviar minhas dores na lombar e cervical!!.. Hellen Avilez

Artigos e Notícias

Locais de Atendimento

  • Barra da Tijuca - Condomínio Mário Henrique Simonsen

    Avenida das Américas, 3434 Bloco 4 Sala 412, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ